7 Erros comuns ao procurar emprego



Antes de sair distribuindo seus currículos e fazendo entrevistas, leia as seguintes dicas.
Elas podem ser de grande utilidade e evitar queimar uma boa oportunidade.


1. Não mande currículos para qualquer um


Mandar currículos para listas de e-mails enormes mostra apenas seu desespero. Mande e-mails individuais, usando nomes.

2. Não procure empregos apenas na internet


Ok, sabemos que é bem mais prático mandar e-mails do que imprimir milhares de currículos e sair pela cidade gastando gasolina ou dinheiro para ônibus. Mas indo até alguns lugares, você mostra seu rosto e já se apresenta, podendo ser bem mais considerado do que aqueles que mandam currículo para e-mails como
trabalheconosco@empresa.com 
ou contato@empresa.com.

3. Não pareça desesperado


Mesmo que você esteja. Aliás, foi constatado que, mesmo quando a empresa contrata um funcionário que parece desesperado, ele não ganha tão bem quanto alguém que exerce o mesmo cargo e que se mostrou tranqüilo. Os chefes pensam que, como você está precisando mesmo do emprego, não irá desistir da vaga por um salário menor.

4. Não se mostre confuso.


Prepare sua resposta para as perguntas mais freqüentes. Se você já sabe que o entrevistador irá perguntar por que você quer trabalhar naquela empresa, então tenha a resposta na ponta da língua. Nada é mais frustrante em um futuro funcionário do que aquele “éeeeee, então” para ganhar tempo.

5. Não chegue mal vestido.


Se você sabe que o trabalho ao qual está se candidatando exige roupas mais formais, siga o padrão. Você não será contratado em uma firma de advocacia se chegar para a entrevista de moletom e chinelos. Talvez para nenhuma firma de nada, na realidade. Cuide com o excesso de perfume.

6. Falando sobre a aparência, esta vai para as moças


Não exagerem na maquiagem. Faça algo mais natural. Geralmente as meninas querem parecer bonitas, mas é a sua capacidade que está em jogo aqui. E, infelizmente, o mundo não é um lugar livre de preconceitos, no qual uma mulher extremamente maquiada irá passar uma boa impressão. Invista em um visual mais “clean”.

7. Não esqueça do desodorante


Essa dica não precisa nem ser explicada. Mesmo assim vou parecer a sua mamãe buzinando nos seus ouvidos: E é sempre válido ter uma caixa de balinhas no bolso, para chupar antes da entrevista. Mau hálito também não causa boa impressão. É sempre legal garantir, mesmo que você tenha escovado os dentes ao sair de casa.

Bônus: Informe-se


Procure se informar sobre a empresa, seu histórico, e sobre a vaga para qual está se candidatando. Visite o site do local, procure referências. Não é bom responder ao seu “possível futuro chefe” que adoraria trabalhar com química quando a empresa é uma agência de turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário